Thiago Silvino

FOX Toolkit e FXRuby no Slackware

O FOX é um toolkit baseado no C++ para desenvolvimento de aplicações gráficas (também conhecidas como GUIs) de forma fácil e eficaz. O FOX oferece uma coleção vasta e crescente de controles e provê muitas facilidades como arrastar e soltar (drag and drop), seleções e também widgets do Opções (bindings) para várias linguagens. Para programar em Python use FXPy, em Eiffel use EiffelFox e para programar em Ruby use FXRuby.

Existem alguns projetos grandes usando FXRuby, entre eles o FreeRIDE que abordei no post anterior, o gerenciador de banco de dados DbTalk e o gerenciador de projetos Mondrian. Veja mais detalhes na homepage http://www.fxruby.org/.

Se você usa o Slackware 12 e quer instalar o FOX, você pode baixar o pacote fox-1.6.32-i486-1tdm.tgz. Se você não usa o Slackware você deve pesquisar no repositório da sua distro preferida ou baixar o código fonte e compilar usando o famoso trio "./configure && make && make install". Obs: não deixe de executar ./configure --help para ver quais opções você vai querer ativar.

Depois de instalar o FOX você deve instalar o FXRuby usando o comando gem.

$ su root
# gem install fxruby

Veja os exemploes em de código em /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/fxruby-1.6.14/examples/

$ ls -m /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/fxruby-1.6.14/examples/
babelfish.rb, bounce.rb, browser.rb, button.rb, custom_table_item.rb, datatarget.rb, dctest.rb, dialog.rb, dilbert.rb, dirlist.rb, dragdrop.rb, dragsource.rb, dropsite.rb, foursplit.rb, gltest.rb, glviewer.rb, groupbox.rb, header.rb, hello2.rb, hello.rb, iconlist.rb, icons, image.rb, imageviewer.rb, inputs.rb, iRAA.rb, mditest.rb, pig.rb, raabrowser.rb, RAA.rb, ratio.rb, README, rulerview.rb, scintilla-test.rb, scribble-orig.rb, scribble.rb, shutter.rb, splitter.rb, styledtext.rb, tabbook.rb, table.rb, textedit, unicode.rb
$ ruby /usr/lib/ruby/gems/1.8/gems/fxruby-1.6.14/examples/hello.rb

Pronto agora você pode se divertir fazendo programas multiplataformas usando FXRuby. Quem quiser ir a fundo no assunto pode até comprar o livro do FXRuby http://www.pragprog.com/titles/fxruby.

[]'s

Comments