Mplayer no Slackware 12.1 com Slackbuilds



Boa tarde pessoal.

No meu último post eu expliquei como fazer a instalação de programas usando Slackbuilds.

Como exemplo eu mostrei os passos para a instalação do emulador de terminal Yakuake, e é lógico que o procedimento se aplica para todos os demais Slackbuilds.

Porém devemos tomar cuidados com as dependências.

Por exemplo, antes de instalar o Mplayer você de ter os pacotes do Lame, que é usado pelo mencoder para gerar audio em mp3, e da biblioteca Libdvdnav, que é usada ler DVDs e os codecs do Mplayer instalados previamente.

A seguir os links para os Slackbuilds: Lame: http://slackbuilds.org/repository/12.1/libraries/lame/ Libdvdnav: http://slackbuilds.org/repository/12.1/libraries/libdvdnav/ Todos os codecs para o Mplayer: http://slackbuilds.org/repository/12.1/multimedia/mplayer-codecs-all/ Em cada um dos links citados você deve executar os passos abaixo:

  1. Fazer o download do Slackbuild e descompactá-lo, isso criará um diretório com o nome do Slackbuild.

  2. Depois você deve fazer o download do código fonte compactado (Download Source) e salvá-lo dentro do diretório do Slackbuild.

  3. Abrir um terminal e entrar no diretório do Slackbuild (supondo que o diretório está no seu Desktop “cd ~/Desktop/”) 4.

Logar como root, com o comando “su root” 5.

Executar o script do Slackbuild “./.Slackbuild” 6.

Instalar o pacote criado no diretório /tmp, com o comando “installpkg /tmp/.tgz” Depois que esses três pacotes estiverem instalados, você pode instalar o Mplayer.

O Slackbuild do Mplayer está no link http://slackbuilds.org/repository/12.1/multimedia/MPlayer/.

Você vai usar o mesmo procedimento citado acima, a única diferença é que no segundo passo, além do código fonte compactado, você também deve fazer o download do skin no link http://www.mplayerhq.hu/MPlayer/skins/Blue-1.7.tar.bz2 e salvá-lo dentro do diretório do Slackbuild.

Feito isso é só continuar.

Depois que tudo for instalado você pode apagar os diretórios com os Slackbuilds pois eles não serão mais necessários.

Agora é só curtir.

Até mais!

comments powered by Disqus