Thiago Silvino

Mplayer no Slackware 12.1 com Slackbuilds

Boa tarde pessoal.

No meu último post eu expliquei como fazer a instalação de programas usando Slackbuilds. Como exemplo eu mostrei os passos para a instalação do emulador de terminal Yakuake, e é lógico que o procedimento se aplica para todos os demais Slackbuilds. Porém devemos tomar cuidados com as dependências.

Por exemplo, antes de instalar o Mplayer você de ter os pacotes do Lame, que é usado pelo mencoder para gerar audio em mp3, e da biblioteca Libdvdnav, que é usada ler DVDs e os codecs do Mplayer instalados previamente.

Em cada um dos links citados você deve executar os passos abaixo:
1. Fazer o download do Slackbuild e descompactá-lo, isso criará um diretório com o nome do Slackbuild.
2. Depois você deve fazer o download do código fonte compactado (Download Source) e salvá-lo dentro do diretório do Slackbuild.
3. Abrir um terminal e entrar no diretório do Slackbuild (supondo que o diretório está no seu Desktop "cd ~/Desktop/<nome_do_slackbuild>")
4. Logar como root, com o comando "su root"
5. Executar o script do Slackbuild "./<nome_do_slackbuild>.Slackbuild"
6. Instalar o pacote criado no diretório /tmp, com o comando "installpkg /tmp/<nome_do_pacote>.tgz"

Depois que esses três pacotes estiverem instalados, você pode instalar o Mplayer. O Slackbuild do Mplayer está no link http://slackbuilds.org/repository/12.1/multimedia/MPlayer/. Você vai usar o mesmo procedimento citado acima, a única diferença é que no segundo passo, além do código fonte compactado, você também deve fazer o download do skin no link http://www.mplayerhq.hu/MPlayer/skins/Blue-1.7.tar.bz2 e salvá-lo dentro do diretório do Slackbuild. Feito isso é só continuar.

Depois que tudo for instalado você pode apagar os diretórios com os Slackbuilds pois eles não serão mais necessários.

Agora é só curtir.

Até mais!

slackware

Comments