Thiago Silvino

Usando Slackbuilds no Slackware 12.1

Boa tarde para todos!

Após atualizar o meu sistema para o Slackware 12.1 precisei instalar alguns programas como o Yakuake e o Mplayer. Fiz uma visita no linuxpackages.net e vi que por enquanto só temos 6 pacotes atualizados para o Slackware 12.1. Isso faz sentido, pois os pacotes do linuxpackages são mantidos pela comunidade e nem todo mundo tem tempo livre pra ficar atualizando pacotes (eu mesmo não atualizei os meus três pacotes que enviei para lá, hehehe).

Portanto a galera que quer instalar os programas deve partir para a instalação a partir do código fonte: baixar o fonte, descompactar, dar uma olhada nos arquivos README e INSTALL e finalmente compilar o programa usando os comandos "./configure --prefix=/usr && make && make install".

Esses são os passos para instalar um programa direto do código fonte:
1. Baixar o código fonte em /usr/src e descompactá-lo
2. Entrar no diretório do código fonte e ler os arquivos README e INSTALL para obter instruções detalhadas sobre a instalação do programa.
3. Passar vários parâmetros para o comando configure, para ver a lista completa execute ./cofigure --help. Se você não passar nenhum parâmetro para o comando configure, o seu programa será instalado em /usr/local e os arquivos serão divididos nos subdiretórios de /usr/local (por exemplo, os arquivos de configuração ficarão em /usr/local/etc). Para que isso não aconteça você deve passar no mínino as opções mais comuns ao comando configure, como no exemplo a seguir: ./configure --prefix=/usr --sysconfdir=/etc --localstatedir=/var
4. Depois de rodar o configure você deve executar o comando make, para compilar o código fonte, e o make install, para instalar o programa compilado. Ao invés de usar o make install você pode usar o comando checkinstall -S para gerar um pacote do Slackware que será instalado pelo installpkg. Obs: O checkinstall pode ser obtido em http://www.asic-linux.com.mx/~izto/checkinstall/download.php.
5. Para desintalar um programa instalado com o comando make install, você deve manter o diretório com o código fonte compilado e executar o comando make uninstall.

Todo esse processo é muito complicado e cansativo, e se você esquecer de passar uma determinada opção para o comando configure, talvez o seu programa não funcionará como esperado.

Para automatizar o processo de geração de pacotes para o Slackware a comunidade criou o projeto Slackbuilds.org. Slackbuilds são scripts que contêm todos os passos necessários para a criação de um pacote. No final do processo o pacote será movido para o diretório /tmp para ser instalado no Slackware, usando o pkgtool. Todos os pacotes oficiais do Slackware vêm com um Slackbuild incluído.

Vamos supor que você queira instalar o emulador de terminal Yakuake usando um script Slackbuild. Para isso você deve acessar o link http://slackbuilds.org/repository/12.1/system/yakuake/ e baixar o código fonte no link abaixo do título "Download Source" e o script de instalação no link abaixo do título "Download Slackbuild".

Agora você deve descompactar o arquivo do Slackbuild, nesse caso yakuake.tar.gz, fazendo isso será criado um diretório chamado yakuake, mova o arquivo do código fonte para dentro do diretório yakuake. Agora abra um terminal e acesse o diretório yakuake como root e execute o scritpt ./yakuke.Slackbuild. Esse script descompactará o código fonte dentro do diretório /tmp/SBo/yakuake-2.8.1 e fará todos os passos necessários para a criação de um pacote do Slackware. No final do processo você terá um pacote pronto no diretório /tmp. Para instalá-lo execute o comando installpkg /tmp/yakuake-2.8.1-i486-1_SBo.tgz, pronto o yakuake está pronto para usar.

Usando um script do slackbuilds.org você pode gerar os seus próprios pacotes sem passar por todas as complicações que o processo manual causaria.

Até mais!

slackware

Comments