Como estudar inglês



Tenho recebido muitas perguntas sobre como estudar inglês por conta própria.

Algumas pessoas que tem me procurado querem começar a estudar do zero e outras já tem um conhecimento intermediário e querem aprimorar suas habilidades na língua inglesa.

Nesse post vou compartilhar algumas dicas para esses dois grupos de pessoas.

Vocabulário: Se você não tem muito conhecimento de inglês, só sabe aquilo que aprendemos no ensino médio, e quer começar a estudar você pode usar o site Language Guide para começar os seus estudos.

Nesse site você pode estudar várias línguas, mas vamos focar na língua inglesa.

Comece acessando esse link http://www.languageguide.org/inglês/.

Nessa primeira seção você vai encontrar um guia de vocabulário, é um guia super interativo, basta escolher um tópico que você quer aprender e passar os mouse em cima das figuras e você vai ouvir a pronúncia da palavra escolhida.

Dessa forma você pode aprender várias palavras novas em único dia e já vai saber a pronúncia correta.

São setenta e sete tópicos diferentes com várias palavras a disposição.

Para treinar vocabulário e aprender novas palavras você também pode usar o site http://www.duolingo.com/ esse site também provê um aplicativo para celulares Android e iPhone que você pode baixar e fazer as aulas direto no seu celular.

Gramática: Depois você pode acessar a guia de gramática, que é um curso de inglês completo dividido em quatro partes.

Basta acessar os links abaixo e ler as páginas, passe o mouse por cima das frases em inglês para ouvir a pronúncia das frases.

Links: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

O guia de gramática também pode ser usado por quem já tem um conhecimento intermediário e quer revisar ou relembrar alguns tópicos.

Intermediário e avançado: Depois que você passar pela parte básica e conseguir ler textos em inglês você pode usar outros sites de conteúdo mais amplo e que trazem o texto escrito completamente em inglês.

Um site muito bom é o site do jornal Voice of America, http://learningenglish.voanews.com/, esse site tem a seção Learn English onde você encontra notícias em inglês e o apresentador fala bem devagar, assim você pode acompanhar o texto enquanto ouve a notícia.

Isso é muito bom porque você já aprende a pronúncia correta das palavras e já se acostuma com o sotaque do inglês americano.

Acesse o site http://learningenglish.voanews.com/ e clique no link de uma notícia, na página da notícia você verá do lado esquerdo uma seção chamada MULTIMEDIA, clique no link Listen, aparecerá uma nova janela com um player de áudio, clique no botão play para ouvir a notícia e acompanhe o texto na página da notícia.

Nesse site também tem uma seção chamada Learn English TV, que traz vídeos com legendas em inglês e os apresentadores falam bem devagar para que você possa acompanhar.

Acesse esse link para ver os vídeos: http://learningenglish.voanews.com/media/all/latest.html?z=3613.

Veja também os vídeos da seção English in a Minute, onde os professores explicam o uso das expressões idiomáticas no inglês americano, as aulas nesses vídeos curtos são completamente em inglês e também trazem a legenda para você acompanhar.

Acesse esse link para ver os vídeos: http://learningenglish.voanews.com/media/all/latest.html?z=3619.

Se você tem dúvidas de gramática e já lê em inglês com facilidade veja as explicações no site The Purdue Online Writing Lab, nesse link https://owl.english.purdue.edu/owl/section/1/5/.

Há explicações sobre vários tópicos como adjetivos, advérbios, preposições, pronomes, etc.

O site de notícias da BBC UK também oferece muitos recursos para estudar inglês.

Acesse o link http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/.

Navegue no menu do lado esquerdo para escolher entre as seções General & Businesse English, Grammar, vocabulary & pronunciation e outros.

Como você pode ver há muitos recursos gratuitos na internet para você estudar e aprimorar o seu inglês.

Se você tem alguma dica para compartilhar deixe o seu comentário.

Bons estudos e boa sorte!

comments powered by Disqus