Arquivos .3gp no Mplayer



Hoje precisei copiar alguns vídeos do celular da minha cunhada.

A gente queria converter os vídeos e postar no Youtube.

Todos os vídeos do celular estavam no formato 3gp e ao abrí-los no mplayer o vídeo foi reproduzido porém o som estava mudo.

Decidi executar o mplayer pela linha de comando para verificar as mensagens de erro e descobri que o mplayer não conseguia encontrar o codec libamr_nb e por isso não reproduzia o som.

Ao fazer um pesquisa no Google, descobri as peças que estavam faltando.

O formato de arquivo 3gp foi definido pelo grupo 3GPP - 3rd Generation Partnership Project que é composto por vários fabricantes da área de telecomunicações, afim de ditar os padrões a serem usados nos aparelhos de terceira geração, como os celulares GSM.

Para ativar o suporte à arquivos 3gp no mplayer dentro do Slackware, nós podemos usar os scripts disponíveis no site Slackbuilds.org.

Você precisa baixar os arquivos referentes às bibliotecas amrnb e amrwb.

Antes de executar o Slackbuild da biblioteca amrnb você deve baixar o arquivo 26104-700.zip no mesmo diretório do script Slackbuild.

Já para a biblioteca amrwb você deve baixar o arquivo 26204-700.zip no mesmo diretório do Slackbuild antes de executar o script para a geração do pacote.

Depois que você instalar os pacotes para as bibliotecas amrnb e amrwb, você deve recompilar o mplayer para que ele detecte as novas bibliotecas e passe a usá-las.

Para fazer isso você também pode usar Slackbuilds como expliquei no meu post Mplayer no Slackware 12.1 com Slackbuilds.

Até mais!

comments powered by Disqus