Melhorias no domínio, HTTPS, e Indieweb



Essa semana decidi fazer algumas melhorias no meu domínio.

Primeiramente ajustei as configurações de e-mail, que está hospedado no serviço Zoho, habilitei SPF, DKIM e DMARC. Essas configurações ajudam na segurança do e-mail, impendindo que alguém não autorizado possa se passar por usuários do meu domínio.

A segunda coisa que fiz, foi tratar de habilitar HTTPS. E fiz isso usando uma conta gratuita na CND CloudFlare. Além do HTTPS, ganhei o uso do cache da CDN que ajuda muito na performance do site.

Por último tratei de migrar o blog. Deixei de usar o Pelican como gerador das páginas estáticas, e passei a usar o Hugo. A migração foi finalizada ontem, 30/12/2018, com sucesso.

Deixei de usar o GitHub Pages, para hospedar as páginas, e agora estou usando uma conta gratuita na Netlify. Tudo ficou muito simples. Escrevo as páginas localmente e faço um push para o meu repositório no GitHub, a Netlify detecta as alterações no repositório, e gera as páginas usando o Hugo.

Também fiz algumas alterações no layout e habilitei novas funções da Indieweb. Agora posso autenticar em alguns serviços usando o meu domínio. Os meus perfis de redes sociais estão linkados o meu domínio. E cada post desse blog, tem metadados indicando a autoria.

Além disso consegui habilitar o uso das Webmentions, que permite que outras pessoas com domínios proprietários façam menções diretamente ao meu domínio. Para isso o usei o endpoint e o script criado por Pelle. Realizei alguns testes e está funcionando bem.

Atualização 01/01/2019: Alterei o endpoint do Webmentions para webmention.io. Por ser uma solução mais robusta.

Agora aos próximos passos:

  1. Quero testar um método de postagem simplificada, para que eu possa escrever artigos com mais frequencia.
  2. Desejo testar a integração com o serviço Brid.gy, para receber Webmentions para reações nas redes sociais.
  3. Também quero usar o padrão Micropub para realizar os meus posts.

Creio que essa é basicamente uma jornada similar àquela descrita por Amit Gawande. Vamos ver se consigo. Espero que sim!

Até mais!

comments powered by Disqus